O empréstimo consignado, voltado exclusivamente para militares, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos federais (SIAPE), estaduais e municipais e trabalhadores do setor privado regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é considerada uma modalidade de crédito com as menores taxas do mercado. Isso porque as prestações são descontadas direto do salário ou benefício.
É muito importante ler o contrato com atenção antes de fazer um empréstimo pessoal. Nunca assine sem ler o contrato! Busque todas as informações possíveis relacionadas ao empréstimo, como reajustes, cancelamentos, entre outros.
Dentre os benefícios, além das menores taxas de juros, o cliente pode também escolher o valor do crédito, em quantas parcelas quer pagar e os prazos do empréstimo. Pode-se fazer a contratação online após realizar uma simulação e o dinheiro cai rápido na sua conta.
Veja outras Vantagens do empréstimo consignado:
– Débito diretamente na folha;
– Não tem burocracia e taxas adicionais;
– Pode ser utilizado para quitar dívidas com juros mais altos, como cheque especial ou cartão de crédito;
– Pode ser contratado online.
Como requisitos para a contratação, a margem consignável é o quanto do salário, aposentadoria, pensão ou benefício pode ser comprometido com o pagamento dos empréstimos. Até 40% do salário ou benefício podem ser usados nas operações, dos quais 5% são direcionados para as despesas com o cartão de crédito consignado. Ter idade mínima de 18 anos, a idade máxima pode variar conforme o banco, além de contracheque ou extrato.
Após a solicitação, como saber se o empréstimo consignado foi aprovado?
Quando uma pessoa solicita um empréstimo consignado, é porque tem necessidade de crédito rápido para resolver alguma emergência e uma longa espera pode acarretar preocupações.
O tempo que as financeiras levam para analisar o histórico do cliente pode levar até 72 horas, isso dependendo do banco, mesmo o empréstimo sendo aprovado em minutos. Normalmente, na maioria dos casos, um email ou uma ligação é feita avisando que o crédito foi aprovado, mas se quiser acompanhar o processo você pode acessar o internet banking da financeira ou o aplicativo.
Entendendo o processo da aprovação
A margem consignável á avaliada. O valor de cada parcela não pode passar de 30% da renda mensal do indivíduo, lembrando que Margem consignável é o valor máximo que a financeira pode retirar da sua renda mensal (da folha de pagamento), para pagar as prestações do empréstimo.
Depois, a análise de crédito também é feita, utilizando os documentos entregues, para definir se a pessoa tem condições de arcar com as parcelas.
Já a averbação de crédito é quando a solicitação do empréstimo para aposentado ou funcionário de carteira assinada já foi aprovada pelo banco, faltando apenas a autorização do Recursos Humanos ou do INSS para conceder o crédito.
Atualmente, a s simulações de crédito são feitas 100% online em plataformas digitais como a FINASU e o prazo para o resultado da solicitação é bem mais rápido.
Resumindo, o crédito poderá ser reprovado pelos seguintes motivos:
– Não estar nas categorias elegíveis;
– Não obedecer ao limite de idade;
– Ter margem consignável negativa;
– Dados divergentes ou desatualizados;
– Solicitar crédito em banco não conveniado;
– Não averbação do contrato.
Por essas razões, é preciso estar ligado em todas as informações que estão disponibilizadas e não deixar de conferir também os documentos enviados.
Conheça a fundo como funciona o crédito consignado para não se enganar em nenhum dos processos e ter a resposta sobre a aprovação do empréstimo mais rápido e o dinheiro liberado.
Na FINASU, O pagamento pode ser feito em até 84 parcelas para o Aposentado ou Pensionista do INSS e em até 96 parcelas para o Servidor Público Federal, descontadas diretamente de seu contracheque.
Simule o seu empréstimo aqui Simular