Aviso De Privacidade

  • Aviso de Privacidade

A FINASU está comprometida com a privacidade e a confidencialidade das informações fornecidas por todos os tipos de indivíduos que se relaciona. 

Neste Aviso de Privacidade, o termo ” Dados Pessoais ” refere-se a informações que podem identificar ou individualizar os mesmos. Com exemplo temos o nome, telefone e endereço de e-mail, dentre outros, e pode incluir identificadores on-line, como endereço IP e URL’s, por exemplo.

  • O que é a lei geral de proteção de dados – LGPD?

A 13.709/2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados foi publicada em 14 de agosto de 2018 e dispõe sobre a proteção de dados pessoais.

A lei entrou em vigor no dia 18/09/2020 e tem como objetivo garantir a proteção dos indivíduos titulares de dados pessoais, que fornecem os seus dados a empresas que estão localizadas em território brasileiro.

Para garantir esta proteção aos indivíduos, a LGPD estabeleceu regras aplicadas a TODAS as empresas, para utilização destes dados proporcionando segurança jurídica aos indivíduos, buscando minimizar sempre os possíveis impactos aos direitos e garantias individuais de liberdade, da privacidade e do livre desenvolvimento da personalidade do titular (proteção dos direitos do titular).

  • Qual o conteúdo deste aviso de privacidade?

Este Aviso de Privacidade descreve de forma simples e clara os procedimentos e práticas da FINASU com relação ao tratamento dos dados pessoais.

Trazemos informações sobre como é feita a coleta, o processamento e o compartilhamento dos Dados Pessoais dos usuários do nosso site. 

Este Aviso aplica-se a qualquer pessoa que acesse os sites https://finasu.com.br, sobretudo a nossos clientes e parceiros da FINASU, para que possamos processar as informações necessárias para ofertar nossos produtos e serviços, reforçando sempre a transparência em nossa relação. Leia com atenção.

  • Quem somos e como entrar em contato?

A FINASU é uma empresa prestadora de serviços na modalidade de correspondente bancário. Somos uma empresa que faz a intermediação do contato entre o tomador do empréstimo (CLIENTE FINAL) e da instituição financeira que concede o crédito (BANCO). Nosso objetivo é facilitar o processo de contratação de empréstimos e uma série de serviços financeiros oferecidos por nossos parceiros, que são as principais instituições financeiras do país.

Nossa atividade é exercida em total conformidade com as leis brasileiras vigentes, e também com a Resolução no 3.954/2011 do CMN –  Conselho Monetário Nacional, alinhada também com as normas do Sistema de Autorregulação de Operações de Empréstimo Pessoal e Cartão de Crédito com Pagamento Mediante Consignação estabelecida pela Associação Brasileira de Bancos – ABBC – e pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN e demais autorregulações do setor.

Neste Aviso de Privacidade, as referências a “nós” são da FINASU PRESTADORA DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES CADASTRAIS LTDA.  Somos uma empresa registrada com sede no seguinte endereço:

Av Rio Branco, 185 Sala 1803

Bairro CENTRO Rio de Janeiro/ RJ CEP 20040-902

CNPJ/MF sob n.º 15.762.331/0001-36

Telefone: (21) 8471.1766

E-mail: contato@finasu.com.br 

  • Dados do Encarregado de Dados DA FINASU

Caso haja alguma dúvida sobre como coletamos, armazenamos ou usamos suas informações pessoais ou exercer qualquer um dos seus direitos sob a legislação de proteção de dados (como detalhado na seção 11), você pode entrar em contato conosco a qualquer momento através do nosso Encarregado de Proteção de Dados:

Nome do Encarregado: Selmo Medeiros

Av Rio Branco, 185 Sala 1803

Bairro CENTRO Rio de Janeiro/ RJ CEP 20040-902

CNPJ/MF sob n.º 15.762.331/0001-36

Telefone: (021)3177-9350

E-mail: contato@finasu.com.br 

 Sobre as Informações e dados pessoais que coletamos

Todas as informações e dados pessoais que coletamos, processamos, armazenamos e tratamos, estarão disponíveis para consulta pela FINASU. Asseguramos que o uso das informações e dados pessoais é permitido por lei e necessário, e o acesso à informação  pode ocorrer a qualquer momento, mediante requisição do titular dos dados pessoais para cumprimento das obrigações legais.

  • Quais dados pessoais que coletamos em nosso site e como coletamos?

Página Inicial em nossos Simuladores de Crédito:  Efetuamos a coleta de dados estritamente necessários para encaminhamento de:

  • Propostas de abertura de conta corrente e operações de crédito
  • Propostas de solicitação de cartões de crédito;
  • Propostas de refinanciamento com garantia

Seção envie sua mensagem em nosso blog:  Efetuamos a coleta de seu nome, e-mail e telefone de contato para esclarecer qualquer dúvida sobre nossos produtos, serviços e artigos e reportagens que constam no blog.

Coletamos apenas os dados necessários para que nossos Bancos parceiros, possam fazer o devido acompanhamento das propostas de crédito até a concessão efetiva do crédito ao nosso cliente;

 5.1 – Sobre o uso de cookies em nosso site: São coletados cookies necessários para aprimorar os serviços em nosso site.

Os cookies utilizados pelo site da FINASU não coletam informações que identificam o usuário, no entanto, poderemos monitorar as suas visitas ao site desde que, ao menos uma vez, tenha realizado a navegação em nosso site em razão de alguma comunicação enviada por nós.

Para assegurar a privacidade dos visitantes, disponibilizamos abaixo links contendo informações sobre como acessar as configurações de privacidade em vários navegadores:

Configurações de Cookies no Firefox

Configurações de Cookies no Internet Explorer

Configurações de Cookies no Google Chrome

Configurações de Cookies no Safari (OS X)

Configurações de Cookies no Safari (iOS)

Configurações de Cookies no Android

Para não ser rastreado pelo Google Analytics em todos os sites acesse: https://tools.google.com/dlpage/gaoptout?hl=pt-BR

  • Local de Armazenamento dos Dados

Os dados que utilizamos são armazenados em território brasileiro, em servidores seguros de nossos parceiros de negócios /operadores, como por exemplo, o Google e a Microsoft, que são nossos fornecedores de ambiente computacional e aplicações, na modalidade “Cloud Computing”, também conhecida como nuvem pública

  • Bases legais de para tratamento de dados pessoais

Só processamos Dados Pessoais quando temos uma base legal para fazê-lo, nas seguintes hipóteses:

  • Em razão de cumprimento de obrigação legal ou regulatória: abrange situações em que o propósito é atender a legislação brasileira
  • Por necessidade de execução contratual ou procedimentos preliminares ao contrato:abrange situações em que devemos processar Dados Pessoais para cumprir nossas obrigações contratuais ou preliminares para elaboração contratual.
  • Por Interesse legítimo do Controlador: abrange o uso dos dados pessoais para atividades de promoção, prospecção e oferta geral de crédito e/ou produtos e serviços financeiros de nossos parceiros, que são os Bancos e demais instituições financeiras.

<> Asseguramos que os tratamentos de dados executados sobre a base legal do legítimo interesse são realizados em total observância à Lei Geral de Proteção de Dados, prevalecendo sempre os direitos e liberdades fundamentais do titular de dados, onde a qualquer momento e assegurado o “opt out”.

  • Qual a finalidade de uso dos dados pessoais

Coletamos Dados Pessoais em razão das seguintes finalidades de uso

  • Para fornecer as informações solicitadas pelos visitantes de nosso site que desejam obter pré-cálculos e cotações dos diversos tipos de serviços financeiros que oferecemos, onde precisamos de um conjunto mínimo de informações para cálculo junto aos bancos nossos parceiros;
  • Para responder alguma mensagem enviada pelo nosso site: onde são respondidas através de envio de e-mail ou de mensagens de whatsapp por nossos profissionais, sempre de acordo com as preferências de contato informadas em nosso site;

 Para melhorar a navegação dos visitantes em nosso site: onde nosso site dispõe de plataformas de tecnologia utilizam cookies e pixel tags para coletar dados sobre a navegação e uso de nosso site, sempre com objetivo de melhorar a experiência de uso e consumo de nossos conteúdos e serviços;

  • Para oferta de novos produtos e serviços financeiros compatíveis com o histórico do cliente, no melhor interesse do titular de dados, por meio de informativos, convites e divulgação de ofertas de nossos serviços financeiros, garantindo sempre o sigilo e confidencialidade das informações fornecidas, e o total respeito às liberdades e garantias individuais, onde a qualquer momento o titular de dados pode nos contatar para exercer seus direitos referentes aos dados pessoais;
  • Para prestar o suporte mais adequado a nossos clientes e parceiros, garantindo o cumprimento dos princípios da transparência e prestação de contas exigidos pela LGPD e demais regulamentações do setor

Nos casos em que a FINASU pretenda processar dados pessoais para uma finalidade diferente daquela para a qual foram originalmente coletados, forneceremos informações sobre essa outra finalidade e qualquer informação adicional relevante antes desse processamento. 

A FINASU não utiliza dados pessoais em processos automatizados de tomada de decisão.

  • Detalhamento dos dados pessoais que coletamos
  • Se você é um parceiros de negócios da FINASU ou representante legal de um dos parceiros de negócio FINASU, os dados pessoais e demais informações destacadas abaixo podem ser coletados:
    • Nome e Sobrenome, CPF, sexo, data de nascimento, estado civil, dados do cônjuge (nome, CPF, RG), RG, data da emissão do RG, órgão emissor, nacionalidade, UF da naturalidade, cidade da naturalidade, CEP, estado da federação, cidade, logradouro, número da residência, bairro, complemento, modalidade de residência, dados bancários, telefones para contato, certificação ANEPS, informações de pagamento, fachada de loja, selfie do proprietário / representante, dados cadastrais de sócios, endereço de e-mail, e-mails trocados com FINASU, acesso a conversas mantidas com funcionários ou colaboradores da FINASU através de quaisquer meios de comunicação ou aplicativos.
  • Se você é um cliente, ou representante legal de algum de nossos clientes, de negócios da FINASU, os dados pessoais abaixo podem ser coletados:
  • Nome e Sobrenome, CPF, sexo, data de nascimento, estado civil, RG, data da emissão do RG, órgão expedidor, nacionalidade, UF da naturalidade, cidade da naturalidade, CEP, estado da federação, cidade, logradouro, número da residência, bairro, complemento, modalidade de residência, dados bancários, telefone para contato, modalidade de convênio / fonte pagadora, número de benefício, margem livre para consignação, número do benefício / ou número identificador do convênio, valor dos proventos mensais pagos pelo convênio, empréstimos pretéritos, informações de cartões de crédito/débito, Selfie, ocupação profissional e extrato de empréstimos.
  • Como e quando a FINASU compartilha dados pessoais com terceiros

A FINASU poderá compartilhar os dados pessoais em seu poder nas seguintes hipóteses:

  • para fins de intermediação das operações de crédito, onde a FINASU na condição de Correspondente pode compartilhar os dados pessoais necessários com a instituição financeira para análise e concessão de crédito;
  • em razão de cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou cumprimento de ordem judicial ou emanada de autoridade competente;
  • Para manter a segurança das operações de crédito, poderão ser compartilhadas informações com terceiros que prestam serviços de validação/autenticação de informações. Somente serão compartilhados os dados pessoais necessários para o cumprimento do exercício das atividades de correspondente bancário.
  • em caso de processo judicial, para exercer direitos da FINASU ou de nossos terceiros
  • ou com a finalidade de cumprimento de suas obrigações contratuais com seus clientes.

O procedimento de compartilhamento de dados é realizado em total conformidade com a LGPD, e caso o titular dos dados pessoais decida por exercer os direitos listados no artigo 18 da LGPD, sobretudo a correção, eliminação, anonimização ou bloqueio dos dados, a FINASU atenderá prontamente a solicitação, nos termos do § 6º do artigo 18, informando de maneira imediata aos agentes de tratamento com os quais realizou o compartilhamento para que repliquem o mesmo procedimento, exceto nos casos em que esta comunicação seja comprovadamente impossível ou implique esforço desproporcional.

  • Como mantemos seus dados pessoais seguros?

A FINASU toma todas as medidas de segurança necessárias para restringir o acesso aos Dados Pessoais tratados, para nos proteger contra o processamento não autorizado ou ilegal e contra danos, perda ou destruição acidental de seus Dados Pessoais.

As medidas de segurança aplicadas pelo FINASU incluem o armazenamento de seus dados pessoais em servidores seguros, a concessão de acesso aos dados pessoais somente a pessoas autorizadas, quando necessário para atingir uma finalidade específica.

Adicionalmente, possuímos cláusulas contratuais junto a nossos parceiros, onde os mesmos se comprometem à adoção de medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

  • Por quanto tempo armazenamos seus dados pessoais?

Os Dados Pessoais são mantidos pelo tempo necessário em relação à finalidade para a qual estamos processando essas informações, e de acordo com as exigências legais (quando aplicáveis). 

Para determinar o período de retenção apropriado para os Dados Pessoais, consideramos:

  • a quantidade, natureza e sensibilidade dos Dados Pessoais
  • o risco potencial de danos por uso não autorizado ou divulgação de seus Dados Pessoais;
  • Os objetivos para os quais processamos seus Dados Pessoais e se podemos alcançar os mesmos objetivos por outros meios, utilizando as bases legais aplicáveis e as devidas medidas de segurança.

Mantemos seus dados pessoais de acordo com os prazos estabelecidos para cada tratamento de dados pessoais que possuímos em nosso Inventário de Dados Pessoais. No momento em que as informações pessoais não forem mais necessárias, elas serão descartadas com segurança.

  • Outros websites

Este Aviso de Privacidade aplica-se apenas ao site: https://finasu.com.br

Logo, quando você vincula outros sites, deve ler seus próprios avisos de privacidade e informações a respeito de cookies, pois não somos responsáveis ​​por seu conteúdo, uso de Dados Pessoais ou práticas de segurança.

  • Seus direitos

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, todo indivíduo tem direitos em relação aos Dados Pessoais que processamos. Esses direitos incluem:

  • Confirmação da existência do tratamento de seus dados pessoais;
  • Acesso aos seus dados pessoais;
  • Correção dos seus dados pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei;
  • Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa e observados os segredos comercial e industrial, de acordo com a regulamentação do órgão controlador;
  • Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses do art. 16 da Lei;
  • Informação das entidades públicas e privadas com as quais realizamos uso compartilhado de dados;
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º da Lei.

Nosso site não se destina a crianças ou adolescentes com menos de 18 anos de idade.  Não coletamos ou usamos intencionalmente nenhuma informação de crianças e/ou adolescentes.

  • Como Exercer seus direitos?

O titular dos dados pessoais pode exercer seus direitos, sempre acompanhado de prova de identidade, entrando em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados usando os detalhes de contato já informados na seção 3, de maneira formal, através do e-mail contato@finasu.com.br  

  • Mudanças no nosso aviso de privacidade

Podemos alterar o conteúdo de nossos sites sem aviso prévio para melhorar, adicionar novas funcionalidades e recursos a este site, assim como para melhorar e adicionar produtos, serviços e promoções existentes. 

Devido a essas possíveis mudanças, alterações na lei e na natureza mutável da tecnologia, nossas práticas de dados e, consequentemente, nosso Aviso de Privacidade mudarão de tempos em tempos. 

Quando nossas práticas de dados mudarem, publicaremos as alterações em nosso site para notificar as pessoas que o acessam. Portanto, recomendamos aos nossos visitantes que visitem nosso Aviso de Privacidade periodicamente para se manter informado sobre como estamos usando seus Dados Pessoais.

Data da publicação desta versão do aviso: 11/11/2021