Para os aposentados e pensionistas do INSS existem dois cartões com suas particularidades e com vantagens em relação aos cartões tradicionais: o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício. Dito isso, vamos conhecer as diferenças entre esses dois importantes cartões?
O cartão de crédito é o mais popular no mercado para adiar pagamentos ou fazer compras parceladas, por exemplo. E os beneficiários da Previdência Social têm vantagens ao terem a possibilidade de usar um cartão com taxa de juro mais baixas, além de muitos outros benefícios, como o saque limite, que vamos conhecer mais à frente.
Cartão de crédito consignado e Cartão Benefício
O cartão consignado não deixa de ser um cartão de crédito. A diferença em relação aos cartões comuns é que o cartão consignado é exclusivo para pessoas que estão enquadradas nas regras do empréstimo consignado. No cartão de crédito consignado, o pagamento mínimo de sua fatura ocorre por meio de descontos automáticos sobre o salário ou benefício dos tomadores. Desta forma, ocorre a redução da taxa de juros, tornando-o muito mais vantajoso do que os outros cartões tradicionais. O desconto mínimo das despesas do cartão de crédito corresponde a 5% da renda líquida do beneficiário para a margem consignável, ela existe para que
evite o superendividamento do consumidor e garanta a capacidade de pagamento dele.
Já o cartão consignado de benefício é um produto destinado apenas para aposentados e pensionistas do INSS. E por ser uma modalidade vinculada ao consignado, os valores gastos são debitados diretamente do benefício previdenciário do tomador. Os limites que os beneficiários podem comprometer de sua renda líquida mensal foi distribuído assim:
35% para contratar empréstimos consignados;
5% para as despesas do cartão de crédito consignado;
5% para cobrir o gasto com o cartão de benefício.
No cartão benefício, a margem extra de 5% também pode ser divida entre crédito em conta, já que é possível sacar até 70% do limite do cartão em dinheiro, e os outros 30% poderão ser gastos em compras nos estabelecimentos comerciais, tal como o cartão de crédito consignado.
Vantagens do saque limite
Além de crédito, o cartão consignado possibilita o saque em dinheiro de até 70% do limite em algumas instituições financeiras. Esta é uma boa opção para quem já utilizou toda a margem para empréstimo e ainda precisa de dinheiro mais rápido. O cartão consignado permite também ao consumidor fazer saques em espécie, através de um caixa eletrônico. A vantagem dessa operação é que o valor é liberado sem a necessidade de uma avaliação de crédito, dependendo de cada caso. Trata-se de um limite pré-aprovado para uso.
O saque do valor disponível no cartão de crédito consignado ou de benefício é, muitas vezes, uma alternativa válida, pois o cliente pode estar em uma situação de emergência, mas que conta com uma taxa de juros bem menor, pois o saque do limite não deixa de ser um empréstimo e, por isso, conta com taxas diferenciadas. Ao fazer o saque, o cliente ficará sem o limite disponível para realizar novas operações e o valor fica incluído na fatura do próximo mês.
Mas para ter essa opção de saque, o consumidor deve ser beneficiário do INSS, servidor público federal, estadual ou municipal, militar das Forças Armadas ou trabalhador do setor privado cuja empresa tenha convênio com uma instituição consignatária, sendo, portanto, um produto exclusivo para aposentados e pensionistas. para sacar o limite do cartão consignado, o cliente deve ter a margem consignável de 5% livre, estar com o cartão desbloqueado e ter limite de crédito.
A FINASU está há mais de 16 anos no mercado e está pronta para oferecer as melhores opções de crédito para os seus clientes. Faça a sua simulação aqui no site da FINASU.