Para contratar um cartão de crédito consignado, precisamos conhecer as regras e saber as vantagens e desvantagens e outras facilidades para que ele seja uma boa alternativa para suas finanças.
O cartão de crédito consignado é muito parecido com o cartão de crédito convencional, ele pode ser usado para fazer compras, fazer saques ou pagar por serviços. O valor mínimo da fatura é descontado automaticamente do contracheque ou benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Feito exclusivamente para funcionários públicos, aposentados ou pensionistas do INSS, oferece taxas de juros bem mais atraentes do que os demais cartões ofertados pelas instituições financeiras, o que é excelente. Mas é preciso ter precauções, pois ele pode contribuir para o aumento do seu endividamento se não for utilizado da forma correta. Conheça neste artigo todos os benefícios e como contratar esse serviço com as melhores vantagens do mercado.
Como funciona?
Para começar, o banco dá um limite de crédito total para os seus gastos e desconto em folha. O valor, então, é amortizado mensalmente na sua fatura do cartão de crédito. No consignado, parte desse valor da fatura é debitado direto da pensão, aposentadoria ou salário, sabendo que esse valor não pode ultrapassar 5% da sua renda.
Sobre a cobrança de juros:
Se for paga somente a parcela mínima, serão cobrados juros sobre o valor devido. Os funcionários públicos devem se informar sobre as taxas de juros nos bancos que recebem o salário, já os aposentados e pensionistas a Previdência faz a divulgação das taxas de todas as instituições financeiras. Na FINASU, O limite máximo para o desconto consignado em folha é de 40%, sendo 35% para o consignado e 5% utilizados exclusivamente para o cartão de crédito.
Recordando, as principais vantagens do cartão de crédito consignado são:
– Isenção de anuidade;
– Menores taxas de juros;
– Prazo estendido;
– É aceito em vários estabelecimentos;
– Saques em dinheiro;
– Programa de fidelidade dependendo da política de cada banco ou emissora do cartão.
No cartão consignado Bmg (Bmg Card), diferentemente de outros cartões, há a autoliquidação. Outros grandes diferenciais desse cartão é que se o cliente pagar o mínimo que já vem descontado em folha, liquida a sua fatura. O cartão também possui um chip, que dá mais segurança.
Quem pode fazer um cartão consignado com desconto em folha?
Por ser uma modalidade de crédito mais acessível e com menos burocracia, é preciso ter uma renda fixa ou um vínculo com a Previdência Social para que o desconto seja feito diretamente pelo salário ou benefício do INSS. Desse modo, o cartão é disponibilizado somente para:
- Servidores públicos federais (SIAPE), estaduais e municipais;
- Aposentados e pensionistas do INSS que tenham benefício consignável;
Os documentos necessários para a contratação do cartão de crédito consignado são RG ou Carteira de habilitação, CPF e comprovante de renda. É permitida somente uma contratação por CPF ou titular. Os servidores públicos federais (SIAPE) precisam autorizar essa operação emitindo a autorização de consignatária pelo SIGEPE ou SouGov.
Agora que você já conhece tudo sobre o cartão de crédito consignado, saiba como contratá-lo!
Para fazer um cartão de crédito de consignado é rápido e fácil. Na FINASU é possível comparar e escolher a melhor proposta de nossos parceiros em apenas alguns minutos e contratar online. Acesse nosso site https://finasu.com.br/emprestimo-consignado/ e fazer uma simulação!