Antes de mais nada, começamos este artigo explicando o que é empréstimo consignado e como funciona esse tipo de crédito que possui juros mais baixos do que outras modalidades, sendo considerada a alternativa mais vantajosa para servidores públicos federais (SIAPE) estaduais e municipais, militares, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social e trabalhadores do setor privado regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O valor das parcelas do empréstimo é debitado direto da folha de pagamento, que pode ser um salário ou uma aposentadoria. O empréstimo consignado é uma boa opção para quem busca mais vantagens, como:
– Menos burocracia;
– Sem taxas adicionais;
– Pode ser utilizado para quitar dívidas com juros mais altos, como cheque especial ou cartão de crédito;
– Pode ser contratado online;
– Não precisa se preocupar com a data de vencimento, já que a cobrança é automática.
Sabemos e informamos que é importante fazer pesquisas e comparar valores em busca da melhor taxa de juros do mercado. Para isso, conseguimos reunir dados e informações sobre os juros para essa modalidade e descobrimos onde estão as melhores taxas do consignado. Primeiramente, precisamos saber que no setor financeiro, quanto menor o risco de a dívida não ser quitada, menor são os juros. Por isso, a inadimplência é relativamente baixa no consignado, ao contrário dos outros tipos de empréstimo e financiamentos e mais voltada para pessoas com estabilidade financeira, ou seja, que possuem renda regular.
Como funciona o empréstimo consignado?
Para simplificar, o empréstimo consignado funciona assim: uma pessoa que se encaixa nos requisitos da modalidade faz o pedido junto a um correspondente bancário ou instituição financeira. O banco avalia os dados para saber se ele está apto para o consignado e se possui a margem consignável livre. No caso de beneficiários do INSS, é preciso pedir a autorização do mesmo para que haja a liberação do desconto em folha (Averbação).
Após o contrato averbado, o crédito é depositado em poucos dias na conta. Lembrando que no consignado, a taxa de juros é pré-fixada, ou seja, não sofrem alteração durante a quitação, pois no momento da contratação os juros já são definidos. Na maioria dos casos, os documentos básicos necessários são para solicitar um empréstimo são:
– RG ou CNH (frente e verso);
– Foto Selfie;
– Comprovante de residência recente – vencimento dentro do prazo de 60 dias
(Conta de energia, água, gás, telefone ou internet);
– Comprovante de renda dos últimos 3 meses. (holerite/contra cheque;
extratos bancários ou declaração de imposto de renda.
Enfim, qual banco tem a menor taxa de juros para consignado?
O Banco Central do Brasil, periodicamente, publica uma tabela com a taxa média de juros cobrada nos consignados INSS. Confira, abaixo, as 15 menores taxas de juros consignado para 2021 (INSS), na semana entre 08/11 a 12/11:
Já as menores taxas de juros para consignado público, no mesmo período, são:
Lembramos que as taxas de juros oscilam muito e a forma de estar sempre atualizado é usar um simulador online de empréstimo consignado.
O simulador FINASU, além de atualizar as taxas do mercado, ainda compara as ofertas de empréstimo consignado de diferentes instituições financeiras, apresentando propostas personalizadas de diferentes bancos parceiros.
Não perca tempo e faça sua simulação agora mesmo! https://finasu.com.br/emprestimo-consignado/