Saque – Aniversário FGTS: Saiba Porque O Governo Quer Acabar Com Essa Modalidade

O Ministério do Trabalho continua com a intenção de terminar com o Saque – Aniversário do FGTS. Sem o apoio do Congresso para aprovar as medidas que acabem com a modalidade, o ministro Luiz Marinho parte agora para o Conselho Curador do Fundo, propondo a suspensão da antecipação do saque. Mas você sabe porque o governo e deputados querem acabar com a antecipação do Saque – Aniversário do FGTS? A FINASU explica.

Segundo Marinho, ele vem recebendo pela internet, muitas manifestações contra o saque do FGTS, trabalhadores reclamam nas redes sociais que usaram desses recursos e, consequentemente, não puderam acessar o FGTS em casos de demissão. Acontece que, com o Saque – Aniversário, anualmente o trabalhador pode retirar parte do saldo de suas contas ativas e inativas no Fundo. Porém, se for demitido, o trabalhador só tem direito a sacar o valor referente à multa rescisória e não o valor integral da conta. Além disso, o enfraquecimento de fundos para investimento do governo, nos quais o FGTS é utilizado, também é uma questão que vai contra a modalidade. O Governo defende que os recursos do fundo sejam usados com prioridade na política habitacional, de saneamento e em outros objetivos essenciais previstos na lei. Segundo o ministro, o Saque-Aniversário criou a “farra” do sistema financeiro, pois dos R$ 504 bilhões depositados na conta dos correntistas, quase R$ 100 bilhões já estão alienados pelos bancos em empréstimo consignado do Fundo de Garantia, no formato do Saque-Aniversário.

Por outro lado, economistas afirmam que o FGTS é a aplicação com o menor rendimento do sistema financeiro, por isso o melhor seria ampliar as formas para que a população consiga usar esse recurso. A antecipação do Saque-Aniversário ainda permite que o trabalhador tenha acesso a crédito com juros mais baixos do que em outras linhas de crédito, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito, segundo eles.

Modalidade possui muitos atrativos

Esse é o principal atrativo da modalidade, porque, se bem usado, permite a quem tem dívidas fugir de outros empréstimos com juros mais altos, como o rotativo do cartão de crédito, que tem juros médios de 14,92% ao mês, e o cheque especial, com 7,15%, segundo dados do Banco Central de março deste ano. O número de inadimplentes no Brasil é muito alto.

Dados do Serasa indicam que 30% da população brasileira está inadimplente com uma dívida média de R $3,9 mil reais. Com isso, o empréstimo com a antecipação do Saque-Aniversário FGTS pode ajudar essas pessoas que estão endividadas, porque com o empréstimo do FGTS, você não compromete sua renda mensal e pode utilizar um saldo parado para limpar seu nome. Outro motivo importante é que o saque não compromete a sua renda mensal. Isso acontece porque o pagamento é feito em débito automático anualmente no seu saldo FGTS, não em parcelas mensais. E mesmo com restrição em seu nome, você consegue aderir à modalidade.

Muitos brasileiros utilizam o valor do fundo para quitar dívidas mais altas, para equilibrar suas contas ou sanar um problema emergencial, por exemplo. A expectativa é que a primeira reunião do Conselho com o governo aconteça no mês de junho. A FINASU acompanhará as notícias para trazer as melhores informações sobre esse assunto. Você pode ficar ligado em nossas redes sociais e aqui no site.

Quer fazer uma simulação e saber mais sobre a antecipação do Saque – Aniversário do FGTS? Entre em contato com os consultores da FINASU pelo WhatsApp (21) 979439267.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *