Neste ano de 2021, as regras do consignado tiveram mudanças. O governo sancionou a Medida Provisória que aumentou a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas para 40% do valor do benefício até 31 de dezembro deste ano. Desses 40%, 5% estão destinados ao saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito e 35% para empréstimos. Com a medida também é possível a suspensão das parcelas do empréstimo por até 120 dias, de acordo com a avaliação de cada instituição financeira. Dia 31 de dezembro também será o prazo final para a contratação de crédito consignado com o aumento de margem dos 5%.
Feito para aposentados e pensionistas do (INSS), servidores públicos (civis e militares) e trabalhadores de empresas privadas, a margem consignável é o valor máximo da renda desses beneficiários que pode ser comprometida para a contratação de um empréstimo consignado, sendo o desconto feito diretamente na folha de pagamento da aposentadoria, pensão ou salário, todo mês.
Veja o que muda para o consignado em 2022
Porém, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, a margem do consignado voltará a ser de 35% do valor do benefício. Antes, o aposentado só podia ter 6 empréstimos consignados, mas de acordo com a nova regra, os segurados do INSS terão até 31 de dezembro para seguirem tendo até 9 empréstimos pessoais consignados de diferentes instituições ao mesmo tempo, porém não pode ultrapassar o limite de 40% do valor do benefício. O prazo de 84 meses para pagamento permanecerá para 2022.
Carência
Sobre a carência, até o fim do ano segue a redução do tempo para novos segurados aderirem o crédito consignado, que foi reduzido de 90 para 30 dias. Também será possível o trabalhador pedir a suspensão das parcelas dos novos contratos por até quatro meses.
A suspensão dos novos contratos não será mais obrigatória a partir do ano que vem, mas devemos ficar atentos no prazo adicional que pode influenciar nas taxas de juros ou de serviços, caso a financeira ofereça a possibilidade de suspensão.
Vamos recapitular?
A partir de 1º de janeiro de 2022, o limite do consignado terá as seguintes regras:
– 30% do valor do benefício será destinado para realizar o empréstimo;
– 5% será destinado para o uso do cartão consignado;
– Permite um prazo para quitação de até 84 meses.
Muito usado por funcionários públicos, aposentados e pensionistas, o empréstimo consignado é um tipo de crédito que é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS, por isso é considerado uma modalidade bastante segura pelas instituições financeiras. Isso porque, não existe uma possibilidade de calote. E ainda possui os juros mais baixos do mercado.
A FINASU tem todas as informações e está sempre pronta para tirar todas as dúvidas sobre o empréstimo consignado. Faça uma simulação aqui e tenha as melhores ofertas de crédito dos nossos parceiros. Ao fazer o cadastro, você terá várias propostas no mínimo de tempo possível, trazendo os melhores resultados para o seu perfil.