Ao resolver fazer um empréstimo consignado, você tem a necessidade de obter dinheiro de forma urgente, seja para pagar uma dívida inesperada, investir em um curso ou fazer uma obra na casa ou até mesmo para uma emergência de saúde, por exemplo. Fazer um empréstimo consignado pode envolver muitos fatores, por isso, pode ser a melhor opção.
Porém, devemos ter certos cuidados. Seja para o trabalhador com carteira assinada, o aposentado ou pensionista do INSS ou servidor público, o empréstimo não pode se tornar uma nova dívida e atrapalhar as suas finanças! Para isso, a FINASU listou as principais dicas para você não cair nas dívidas e conseguir pagar suas parcelas de forma tranquila.
Dicas para fazer um empréstimo consignado:
1 – Identifique a finalidade do empréstimo
Ou seja, identifique qual o motivo de você pegar o empréstimo consignado. Uma das vantagens do consignado é que a liberação do crédito não depende de um uso específico. Mas é importante que o consumidor identifique o motivo de estar precisando pegar esse empréstimo. A necessidade do crédito deve ser uma exceção, não a regra. Portanto, se você não tem um objetivo claro para o uso do dinheiro, é sinal de que as suas economias estão descontroladas e contrair um empréstimo pode piorar a situação, você precisa ter a noção real do problema e como solucioná-lo.
2 – Faça seu diagnóstico financeiro
Reserve um tempo para colocar na planilha tudo o que sai do seu bolso, todos os seus gastos. Contas de água, luz, gás, aluguel, prestações que vão vencer, alimentação, transportes, etc. Depois disso, liste as suas fontes de renda e veja se seus gastos superam sua renda. Se isso acontecer, as chances são grandes de você se afundar ainda mais no seu orçamento financeiro.
3 – Pesquise as opções do mercado
Quando optamos por comprar um imóvel, não compramos o primeiro que vamos visitar, correto? Com o empréstimo consignado acontece a mesma coisa. Precisamos pesquisar as opções, as vantagens e desvantagens, as taxas, as formas de pagamento e a credibilidade de quem está vendendo o produto. Assim, evitamos os golpes e os maus negócios, que podem causar muita dor de cabeça.
O importante é não contratar por impulso, pesquise bastante as possibilidades e opções disponíveis. Consulte a taxas e a idoneidade da empresa escolhida. Fique atento aos valores dos encargos que estão no contrato também.
4 – Faça o planejamento do pagamento das parcelas
A parcela do empréstimo não pode passar de ⅓ da sua renda mensal, assim sugerem os especialistas. A própria aprovação do crédito consignado depende da margem consignável do cliente, que tem o limite de até 30% do seu salário ou benefício. Isso vai facilitar a sua organização ao saber o quanto estará comprometido com o pagamento das parcelas e você poderá saber em quanto tempo vai quitar o valor. Esse valor precisa estar dentro da sua realidade.
5 – Corte gastos e aumente sua renda
Para balancear suas contas, verifique onde você pode cortar mais gastos. Ao manter o seu padrão, sem cortar os gastos, será necessário aumentar sua renda. Para isso, avalie outras formas de ganhar dinheiro e que você possa explorar. Tudo isso porque ao descontar as parcelas do empréstimo automaticamente da folha de pagamento, é provável que sua renda diminua. Portanto, faça um balanço das suas contas.
Gostou das nossas dicas? Contrate o seu consignado com uma empresa que está há mais de 16 anos no mercado. A FINASU tem as melhores opções de empréstimo consignado, de acordo com as suas necessidades.
Clique aqui e faça a sua simulação: