Crédito Não Retornado E O Benefício Do INSS Não Caiu. O Que Devo Fazer?

Pagamento pode não cair na conta devido a erros no sistema ou por uma suspensão do benefício.

Algumas vezes, segurados do INSS têm uma surpresa desagradável quando vão sacar seus benefícios no início do mês e não encontram nada na conta, apesar do sistema apontar que o benefício foi pago. Com isso, são várias as respostas para o dinheiro não ter sido depositado, como um possível erro no sistema do INSS ou do banco responsável, e até mesmo o cancelamento do benefício. Geralmente, todos os cidadãos que contribuem para a Previdência Social, tem o direito garantido aos acessos a diversos benefícios sociais. Porém, em algumas situações, o benefício não é depositado na data estipulada, pago com atraso ou até mesmo suspenso.

Antes de tomar qualquer providência, veja se a data de seu pagamento está correta, pois o Governo disponibiliza um cronograma atualizado para o pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Alguns pagamentos também podem ser cessados ou interrompidos por tempo indeterminado. São menos comuns, mas isso pode ocorrer quando acontece alguma irregularidade com o benefício, levando à sua suspensão.

Também é válido acessar o Meu INSS https://meu.inss.gov.br/#/login e verificar se o seu benefício está ativo, suspenso ou cancelado Se ocorrer algum erro do sistema, é aconselhável entrar em contato através da Central de Atendimento pelo número 135.

Como dissemos acima, para evitar o constrangimento na hora do saque, procure antes acessar o calendário de pagamentos de benefícios disponibilizado pelo INSS.  É um cronograma anual para que aposentados e pensionistas possam se informar sobre a data dos depósitos.

Conferindo o calendário de pagamento do INSS: 

Acesse pelo site https://meu.inss.gov.br/ ou pelo aplicativo Meu INSS, clique em “Calendário de Pagamento”., onde um arquivo em PDF será baixado.

Os primeiros a receberem são os segurados que recebem até um salário mínimo. Já os que recebem uma aposentadoria ou pensão acima do valor mínimo, vêm na sequência. Assim, os valores dos benefícios do INSS são creditados sempre respeitando a data estimada. Entretanto, em virtude de possíveis imprevistos e as datas serem alteradas, o instituto deve informar antecipadamente os beneficiários.

Abaixo, listamos o cronograma do INSS para quem recebe o salário mínimo:

N.º final do NIS Data de pagamento
1 24 de setembro
2 27 de setembro
3 28 de setembro
4 29 de setembro
5 30 de setembro
6 1.º de outubro
7 4 de outubro
8 5 de outubro
9 6 de outubro
0 7 de outubro

Cronograma do INSS para quem recebe mais de um salário mínimo: 

N.º final do NIS Data de pagamento
1 e 6 1.º de outubro
2 e 7 4 de outubro
3 e 8 5 de outubro
4 e 9 6 de outubro
5 e 0  7 de outubro

 Crédito não retornado:

Alguns beneficiários apontam como “crédito não retornado” nos casos em que o sistema do INSS informa como pagamento efetuado, mas na verdade o segurado não recebeu o valor em sua conta.

Confira logo abaixo, um passo a passo de como proceder na solicitação ao pagamento que não foi recebido:

1 – Faça login no site do Meu INSS e clique em “Novo Pedido”;

2 – Após isso, clique em “Novo requerimento” e “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços”;

3 – Clique na opção “Solicitar pagamento de benefício não recebido”;

Pode aparecer, em alguns casos, a frase “Não há créditos para o período informado”. Isso significa que a pessoa que clicou no serviço não é segurada e nem recebe pagamentos do INSS. Mas podem existir situações em que mesmo os beneficiários que recebem proventos encontram com essa mensagem no site, o que também pode indicar alguma possível falha técnica.

No final do procedimento, o sistema informará o prazo que o INSS tem para lhe enviar uma resposta. É possível acompanhar seu requerimento clicando na opção “Atendimentos/ Solicitações”.

Em quanto tempo o valor é recuperado?

Na ocorrência de não pagamento dentro da data prevista, o Instituto analisará cada caso de forma individual. Portanto, não é determinado um prazo fixo para recuperar os valores pendentes, tendo em vista que a natureza do problema pode variar.

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